A literatura da Moda

segunda-feira, 23 de agosto de 2010


Olá a todos,como estão?
Já tem um tempo que eu estava pensando em falar sobre livros,mas não queria falar de best-sellers(afinal,vocês já conhecem)ou de algum assunto impertinente ao blog.Então selecionei por áreas de interesse referente ao blog livros interessantes sobre bandas,design,arte,ficção,e começo pela moda,já que ainda existe bastante gente achando que moda é algo fútil e vazio,que conhecer esses livros vai ver que é tudo bem diferente do que parece;
-A era Chanel de Edmond Charles Roux,Ed.Cossac & Naify-Além de um pouco da trajetória desse eterno ícone da moda mundial,mostra que Chanel só se transformou nesse baluarte da moda por entender o poder da imagem e como usá-la a seu favor.

-Fashion ilustrator/manual do ilustrador de moda de Bethan Morris-Mostra o trabalho do designer de moda,como ilustrador e como passar isso para a realidade.Muitas vezes,é preciso ousar,usando métodos como colagem,manipulação digital(para desenhar rendas)e outros,unindo a magia do desenho à realidade.

-Fashion now de Terry Jones,Ed.Taschen-Mostra as melhores criações ao longo do tempo das maiores grifes do mundo,como Dolce & Gabanna,Gucci,Prada,desde penteados,roupas,sapatos,maquiagens.Antes de qualquer coisa,prova que moda,sim,é uma expressão de arte contemporânea.

-Superbonita de Sônia Biondo,Ed.Globo-Quem assiste ao programa Superbonita do canal à cabo GNT sabe das dicas simples e que todos podem fazer que eles dão.Esse livro é a compilação das melhores.

-Enciclopédia da moda de Georgina O´Hara Callian,Ed. Companhia da letras-A moda é uma forma de interação entre o ser humano e o ambiente,nesse livro,a autora mostra como a arquitetura(ambiente) se funde com o design de moda ao ser humano.

-Fazer roupa virou moda de Wanda Maleronka,Ed. Senac-Tendo como pano de fundo a indústria de costura de São Paulo,traz um documento histórico sobre a moda brasileira,desde os primórdios e sua evolução com o tempo.

-Moda ilustrada de A a Z de Regina Maria Catellani-destinado a profissionais da moda,estuda vários aspectos da roupa,como um livro de medicina,mas voltado à moda.

-Acessórios de Titta Aguiar,Ed. senac-Um belo acessório levanta qualquer look,mas é preciso conciência para não destruir seu visual,e é exatamente o que esse livro ensina.

-Dicionário da moda de Marco Sabino-tudo que você pode precisar e querer saber sobre moda e estilo,em uma compilação de obras nacionais e internacionais desde os anos 40.
Espero que essas dicas possam ajudar,em breve pretendo abordar outros temas e indicar mais livros interessantes.

5 comentários:

Luck! disse...

Eu tenho um aqui...
O império do efêmero...
massa!
mas enfim.
gostei das dicas
;)

Deze Rezende disse...

Ainda não li nenhum livro sobre moda...
Faz tempo que estou pra comprar algum livro de moda alternativa, principalmente o Goth Chic mas falta tempo e dinheiro hehe.
Esse livro da Chanel parece ser bem interessante. Tem um filme sobre ela também né?
Beijos

Daniela Filipini disse...

Nunca li nenhum livro sobre moda, no máximo, revistas. Mas nunca me interessei muito pelo tema, sou mais prática do que vaidosa.. Porém, acho que seria uma experiência interessante ler um livro como esses que você citou! :)

Ana Beatriz disse...

Sabe que eu tenho uma super vontade de comprar livros de moda? Eu adoro o assunto, acho que moda não é NADA fútil. É uma inspiração, um modo de se expressar que as pessoas arranjam, de mostrar que é criativo e original.

Unknown disse...

Olá Vivi! Faz tempo que não falava com você! =)
Esse post eu gostei e já até passei alguns desses livros pra minha lista =) Então, estou naquela maldita época de definir a faculdade que quero fazer. Não ssei se você estuda sobre o assunto, mas vou cursar moda e estou na dúvida entre um monte (FAAP, BELAS ARTES, ANHEMI-MORUMBI,STA. MARCELINA), vc connhece mais alguma ou sabe de uma que é boa?
Bjs
AnaLu