Sopranos do Metal:detalhes ténicos sobre as vozes femininas mais preciosas do estilo

quinta-feira, 10 de março de 2011

Olá amigos,curtiram o carnaval com frio e chuva?Eu adorei,LoL.
Nessa semana,o aniversário de alguém de meu bastante sorte e eu não poderia deixar de dar os parabéns,sem contar minha grande amiga Lena,minha soprano lírica preferida,rsrs(Поздравляем дорогая, я желаю всем вам счастья в мире!).Eles não se conhecem,mas com os rumores de show da Tarja Turunen em São Paulo dia 12,sei que eles dois adoram as divas gothic,e como há mais ou menos 3,5 meses atrás eu conheci uma galera que me ensinou bastante sobre voz,coisas que eu mesma nem sabia(Vielen Dank meiner schön!),comecei a procurar detalhes técnicos sobre essas vozes que tanto me marcaram.Mas percebi que há muita divergência,debate e até briga!Desta maneira tentei pesquisar ao máximo para colocar em um post só o maior número de detalhes,com direito à explicações para que você saia letrano em termos de ópera,conseguindo até explicar para amigos ou até se descobrir como soprano,quem sabe?Vamos às divas e às bandas que as consagraram!After Forever-Floor Jansen(atual Re Vamp)
Origem:Holanda
Classificação:Soprano Dramático Coloratura
Alcance:4 oitavas(Bb5) no After Forever/5 oitavas(C#6) no Re Vamp
Explicação:Floor tem bastante facilidade nos agudos,graves pesados.Faz tudo o que uma lírico coloratura faz,com mais agressividade e peso,o que a leva para a característica dramática.
Escute:Forlorn hope,Sins of Idealism e Digital deceit.
Epica-Simone Simons
Origem:Holanda
Classificação:Mezzo soprano Lírico
Alcance:2,5 oitavas
Explicação:Ela ainda é jovem,pode se transformar em soprano.Só que essa vontade de alcançar a terceira oitava exigiu tando de sua voz na tour de Divine Conspiracy que chegou a ter que operar uma de suas cordas vocais.Ela tem uma voz suave e aveludada,com grande amplitude e sabe cantar como contralto.
Escute:Never enough(agudos) e Unleashed(apelo dramático)
Leaves´Eyes-Liv Kristine
Origem:Noruega
Classificação:Soprano Lírico Coloratura
Alcance:2,1 oitavas no Theatre of Tragedy/5 oitavas no Leaves´Eyes
Explicação:Nunca uma demissão foi tão boa na vida de alguém!Além de casar e ter sue primeiro filho e pouco mais de um ano,montou uma banda só sua,atuando na composição e conceito de todos os álbuns,estudando cada vez mais canto lírico e transformando seus agudos de soprano Fach em clássico com a conquista de mais do dobro de seu alcance inicial.Com a tessitura vocal de Sarah Brightman,ela tem uma enorme amplitude,mas sempre com um timbre muito limpo.Um exemplo de superação,parabéns voice sister!
Escute:The Phantom of the opera(agudos) e Emerald Island(graves)
Evanescence-Amy Lee
Origem:Estado Unidos
Classificação:Soprano Dramático
Alcance:3,5 oitavas
Explicação:Consta oficialmente que Amy é mezzo,mas eu facilmente arriscaria soprano,pois uma garota tão jovem com tanta densidade na voz não me soa mezzo,até porque muitos forums afirmam que seu alcance é 3,5 oitavas.
Escute:o agudo de Whisper e diga se não passa das 3 oitavas
Nightwish-Tarja Turunen(atual solo)
Origem:Finlândia
Classificação:Soprano lírico spinto
Alcance:3 oitavas
Explicação:A voz mais polêmica de todas!Ao mesmo tempo que é uma das referências da ópera moderna,é a mais debatida dos foruns de discussão.Tecnicamente,sua voz é caracterizada por força e amplitude,gravando discos de maneira mais suave(lirico) e fazendo shows com mais intensidade(spinto).Mas a polêmica mora na sua forte impostação vocal,que poderia esconder um contralto,ou até mezzo soprano,já que pouco usa seus agudíssimos e gera dúvidas se seu alcance é realmente de 3 oitavas,afinal,em música não há arredonadmentos(se não alcançar pelo menos 3 oitavas,não é soprano.
Vixen-Janet Gardner(a única sentada na foto)
Origem:Estados Unidos
Classificação:Mezzo soprano Lírico Coloratura
Alcance:2,5 oitavas
Explicação:O que uma hard rocker dos anos 80 está fazendo entre as Divas gothic?Poucas mulheres se propunham a integrar uma banda naquela época,e as grandes ícones Lita Ford e Doro Pesch são contraltos,e Janet era a ÙNICA mezzo soprano,apesar de tentar cantar como contralto.Sua coloratura(agudos mais delineados) a denunciava e fazia do Vixen a banda mais aguda do Hard n´heavy oitentista!Merece ser lembrado sempre!
Escute:Love made me,Cryin´e Rev it up!
Tristania-Vibeke Stene(ex-vocalista)
Origem:Noruega
Classificação:Mezzo-Soprano Lírico(C#3)
Alcance:3,5 oitavas
Explicação:Por quê o Tristania está tendo tanta dificuldade em emplacar a atual vocalista Mariangela Dermutas?Porque uma mezzo-Soprano Lírica sabe cantar como Contralto,mas uma Contralto não consegue cantar como Soprano,e essa amplitude e versatilidade fazem diferença na conta final.
Escute:o disco Illumination e tire suas próprias conclusões
Within Temptation-Sharon den Adel
Origem:Holanda
Classificação:Mezzo soprano Fach
Alcance:2,6 oitavas
Explicação:Pra mim também foi um choque,mas oficialmente ela consta como mezzo soprano.A dúvida é,como alguém que acança notas tão altas(Bb5) pode ser mezzo soprano?È que sua voz normal já é aguda(Bb3),e como não intera 3 oitavas para chegar à quinta oitava(mais do que isso,o ouvido humano mal escuta),não pode ser considerada soprano.È uma pena,pois esse alcance é fantástico!
Therion-Katarina Lilja(esquerda) e Hannah Holgrensen(direita)
Origem:Suécia
Classificação:Soprano Fach(ambas)
Alcances:Katarina tem 5 oitavas(A5) e Hannah tem 3,5 oitavas(Bb3)
Explicação:Apesar de viver mudando de vocalistas,essa dupla de sopranos mostra bem como se pode cantar diferente dentro de uma mesma classificação.Katarina é agudíssima,alcançando o máximo que o ouvido humano pode ouvir(A5) e Hannah tem uma voz um pouco menos aguda,mas um timbre mais doce,até meio pueril,mas também bastante agudo.
Escute:Scharzalbenhein e Son of the sun
Veja Son of the staves of time,do Therion e confira a magnitude da voza de Katarina e Hannah!Espero que curtam bastante e comentem!

23 comentários:

Deze Rezende disse...

Realmente adorei o post Vivi!
Apesar de cantar, eu entendo muito pouco sobre essa parte técnica da voz.
Me surpreendi com a Sharon, juarava que era soprano! :O
Já ouvi dizer que a Tarja era contralto também.
Outra surpresa foi a Liv, realmente sair do Theatre fez bem a ela.
Faltou a Scabbia e a Anneke, ex The Gathering, mas aposto que as duas são mezzo assim como eu hehe.
Pra conhecer a voz da Floor aconselho Monolith of Doubt também, aquele finalzinho é bem alto. Já do Tristania, sem dúvida Evenfall acho uma das melhores músicas.
Sobre meu blog, to desanimada com ele, acho que vou dar um tempo hehe

Beijos

Sana disse...

Ah, eu adorei o carnaval chuvoso e frio, tô até com saudade! (do tempo não do carnaval rsrs).

Confesso que não me interesso muito por detalhes técnicos, mesmo já tendo estudado canto.
Parte por culpa do povo ir em show falando que fulana cantou mal as técnicas. Ora show é pra animar, se divertir que escutar tudo certinho e técnico vai ouvir cd! Antes não era assim, é mania dessa geração mais nova que eu =P

A que eu mais gosto das cantoras líricas daí é a Liv, já que minha voz se assemelha à dela, é doce, e posso aprender com ela. Acho a voz da Amy uma das mais lindas que há. Tristania pra mim, só com Vibeke, não me adequei à Mary.
O hard pede vocais mais graves mesmo, para as mulheres. Os homens do hard adoram pagar de voz aguda...
Adorei a postagem!
bjs

Meus desabafos :) disse...

Agora eu sei o que é um Soprano Fach *_*
E é por isso que eu gosto do teu blog,sabe? ( acho que já disse isso umas mil vezes,mas vale relembrar ). Tu não coloca bandas famosas,coloca aquelas meia apagadas mas que tem seu próprio talento; muitas vezes melhores do que estão na mídia <3
-
E aaaaah, já escutei Dolly Parton.HAUAHAUAHUAHAU. Ela caaanta muuuito bem e as músicas dela são demais <3

Giselle Trindade disse...

adorei conhecer mais sobre essa cantoras incriveis!!!
beijos

Sana disse...

Sim! sou soprano ;)

Sana disse...

Selinho pra ti:
http://diva-alternativa.blogspot.com/2011/03/stylish-blogger-award.html
;)

Vitória Doretto disse...

Adorei o post! *-*
Ótima oportunidade para saber mais sobre essas cantoras (:

- obrigada por aquele seliho, vou postar ele logo logo, só falta eu achar um meme que me indicaram rs

Bjão
Feliz Dia do Blogueiro! =^.^=

Anônimo disse...

olá gostaria de ressaltar alteraçoes em que, provavelmente observe, amy lee é soprano dramático coloratura( escute whisper e weight of the word), vibeke postou atualmente em seu blog sendo mezzosoprano ligeiro, tarja é soprano lirico spinto, simone simons é mezzosoprano lírico pelos tons aveludados, floor é soprano dramatico coloratura, pudi verificar a coloraçao de suas vozes me formei atualmente na osesp, classificar voz nao é facil depende do peso da cor, e alem de tudo da tissetua, embora alguns artistas esbocem pouco seu alcance, se vc queiser conferir digite o nome do artista por exemplo amy le vocal range no youtube e vera E3-E7.

Anônimo disse...

no paises lusitano a classificacão se dic=vide, nas vozes femininas:
soprano ligeiro C3-F5
soprano lirico ligeiro C3-Eb5
soprano lirico C3-D5
soprano lirico spinto B2-C#5
soprano spinto Bb2-C5
soprano lirico dramatico A2-D5
soprano dramatico(falcon e wagnerianas) G2-B4
soprano dramatico coloratura G2-G5
mezzo soprano ligero Bb2-B4
mezzo soprano lirico F2-C5(algumas chegam ao D5)
mezzo soprano dramatico A2-Bb5
contralto lirico Eb2 G#4
contralto profundo D#2 F#4
contralto virago que trata-se de uma anomalia o caso mais conhecido é o de yma sumac que emitia do Eb1 ao C#6

Viktor R. disse...

Obrigada ao anônimo,que divulgou essa tabela útil de cifras.Não sou a dona da verdade,apenas foi uma pesquisa em relação à dados oficiais(pesquise em biografias),sempre há variações,afinal,a voz de todo mundo muda,e a classificação vocal é sempre a mais dificil.

luiz felippe disse...

Puxa, vocês estão mesmo falando português, porque eu não entendi nada. Vou ter que pesquisar mais sobre isso

Anônimo disse...

a nota mais baixa que eu consigo - F3 e a mais alta - E5(F5). que classificação de voz tenho eu?

Aguinaldo disse...

Olá galera! Descobri o blog a pouco tempo e achei muito bom esse post.

Curto muito Haggard e gostaria de saber como se caracteriza a vocal Susanne Ehlers. Ouçam Cap. II - Upon fallen Autumn leaves do CD Tales of Ithiria para ter uma idéia

Vídeo em
http://www.youtube.com/watch?v=bteh45SFOUw

Vlaeu!

Aguinaldo disse...

Apenas para corrigir postei o link do vídeo de um show cuja qualidade de som deixa muito a desejar. Segue outro link com melhor qualidade de som.

http://www.youtube.com/watch?v=YtSFTEcRcAA&feature=related

Anônimo disse...

Boa tarde, gostaria que visse de ressaltar que atualmente amy lee é soprano lirico-dramatico de coloratura devido ao seu alcance em voz de cabeça, os forum e blogs, nem wikipedia sabem, inclusive afirmo a verificação em ressonadores frequenciais, simone é mezzo-soprano lirico, dramatico é muito pesado e escuro o timbre dela é doce e aveludado
http://www.youtube.com/watch?v=WF_Zic9YYps
aqui voce pode verificar um pouquinho sobre a coloratura que se estende de notas como C#6, Eb6 e F6, entre este limite, algumas raridades na opera como a fabulosa yma sumac emitia som de passaros verifiquem em chuncho um C#7, mas é quase impossivel ela usa a tripla coloratura.
Bom muito obrigado por poder dividir conhecimento e opiniões.
abraços continue postando.
PS: a pessoa que postou sobre a extenção do F3 ao F5, entre duas oitavas certificado realmente no piano pode ser um soprano a categoria depende da cor da voz.
mas tem que melhorar ograve em, não é porque é soprano que só deve usar agudo, usa se grave na opera carmem por exemplo(cantada por mezzo e sopranos).
abraço a todos

Viktor R. disse...

Obrigada pelo link Aguinaldo,vou pesquisar sobre Susane,tinha uma época que eu conversava com a Gaby Koss do Haggard e nem sabia quem era a banda,mas obrigada pela dica!
Volte sempre!

Viktor R. disse...

Já ao anônimo que deu tantas informações tão técnicas,obrigada.Esse foi o primeiro post que fiz sobre vocais,tenho aprendido bem mais de uns tempos pra cá,veja os posts sobre as contraltos e sopranos do pop,bem mais técnicos.
Se você tiver intenção de abrir um blog sobre o assunto,me avise,te sigo de boa!
Valeu mesmo.

Anônimo disse...

Sim, sim obrigado, lembrando que nós devemos dividir opiniões e aprender uns com os outros mas se futuramente pensar em abrir um blog e você me seguir sera bem vinda....

Viktor R. disse...

Bem,eu tenho esse blog há mais de 2 anos,como vc deixa as mensagens como anônimo,não há link para sua página.
Escreva o link,que eu visito e te sigo,ok?

Amanda Bellani disse...

Claro que a Tarja é soprano! O que acontece é que ela era uma mezzo mas foi treinada para ser soprano... ela alcança notas muito altas! Ela também cantou o fantasma da opera... Já ouviu Crimson Deep? Ou vídeos dela cantando música classica? Ela alcança notas muito altas meeeesmo, e ao vivo ela nao deixa de fazer...

Unknown disse...

Ola amei o poste. Sou contralto minha voz começa no F2 e os agudos são forçados e tal espero que meu grave se estenda com falsete consigo ate o C4

Ligia Lima disse...

Apenas gostaria de corrigir um conceito fundamental, mas que nesses textos está errado... Sou soprano, faço o curso Teoria Musical e Solfejo, pelo Coral da Cidade de São Paulo, sou aluna do maestro e compositor Luciano Camargo, Eunice Cabral, Luiza B..

Em uma de nossas primeiras aulas, quando entramos em série harmônica, soubemos que o que diferencia uma soprano de uma contralto evidentemente é o timbre. Este timbre tem relaçao à uma característica genética, ou seja,a forma acurtada e fina das cordas vocais (no caso das sopranos e tenores) e é imultável. O que faz uma soprano é o peso do timbre, a agilidade, a leveza principalmente. Pois existem contraltos que alcançam notas altíssimas (a coordenadora do naipe dos contraltos atinge as notas da "Rainha da Noite, de Mozart), possuem extensoes vocais amplas, e nem por isso sao sopranos. E elas nunca deixaram de sê-lo. Podem perder ou descobrir sua extensao natural, mas jamais modificar algo do tipo. Nao é o ftao de se chegar à 3 oitavas que faz alguem ser soprano! Nós no coral sabemos que a maior parte das pessoas nao possuem muitas vezes nem 2 oitavas! E 2 oitavas sao uma mega e baita extensão. O suficiente pra cantar a 9° Sinfonia de Beethoven.

No Brasil existe o mito de que muitas mezzos sopranos seriam "sopranos cansadas", mas nao.. Mezzos sao mezzos! Lindas, maravilhosamente pesadas, mad sao mezzos. Contraltos sao contraltos, escuras, pesadas como Eugenia Beal, e sopranos sao sopranos. Podem perder a voz, criar calos, mas o serao sempre.

Maestro diz que a série harmônica de uma soprano, é distinta da de uma contralto, como um violino de um violoncelo. Ambos sao belíssimos, com suas peculiaridades, mas sao coisas distintas.

No caso das sopranos dramáticos sabemos da polêmica... Mas existe controvérsias, várias linahs musicais afirmam que soprnaos nao precisam ter o padrão "doce, delicado", podendo ter mais volume, como nesse caso...

Mas eu amei varias coisas no artigo. O fato de propor descrever a voz de cada vocalista, adorei. Mas apenas corrigi esse detalhe, pois é algo que eu humildemente estou aprendendo e infelizmente vejo essa confusao por onde vou. <3

Nao tem problemas, todos erramos. Apenas preste atençao, observem que nem todas as sopranos alcançam 3 oitavas.. Nem todas sao a alemã Erna Sack, infelizmente.

Unknown disse...

Eu canto num coral lírico, no contralto, porém sou mezzo e muitas músicas da ópera o contralto tem que chegar no mezzo. Mesmo se a pessoa é mezzo ou contralto, ela tem capacidade sim de chegar em notas agudas, isso vai de experiência e muito treino. Não é porque é contralto que não poderá chegar nas notad mais altas.