A polêmica da Inspeção veicular em São Paulo

terça-feira, 25 de junho de 2013

Essa semana eu fui fazer inspeção da minha Strada,quase nova,pouco uso(eu pouco dirijo,é só pra ir e voltar da faculdade,afinal,todo mundo mora longe) e qual foi minha surpresa,que me reprovaram por "emissão de gases sem vapor d' água".O detalhe é que não usaram nenhuma máquina pra medir e eu já tinha voltado uma vez porque alegaram "poluição sonora".
Eu estudo Engenharia Mecatrônica,entendo de Mecânica,e tanto eu como meus amigos ou os mecânicos que eu conheço não detectaram nada,mas me chamaram a atenção pro fato de que um número ENORME de carros estão sendo reprovados pelo mesmo motivo,e PIOR,depois das manifestações contra o aumento da tarifa de ônibus.
Não quero incriminar ninguém ou levantar falsas expectativas,mas é estranho demais que essa quantidade de pessoas estejam tendo que "deixar o carro de lado" já que o prefeito foi reticente quanto à redução da tarifa porque ele alegava não ter fundos suficientes pra cobrir a diferença,o possível artificio matemático de aumentar o contingente de usuários poderia gerar mais lucro pra cobrir a diferença,sem contar que a tarifa reduzida da inspeção que acaba tendo que ser feita mais vezes sai mais caro que o valor mais caro.
Espero estar errado,mas não é punindo quem tem carro que vai concertar o problema do transporte público.Nem todo mundo que tem carro busca luxo.De onde eu moro até minha faculdade,fica mais barato ir de carro do que de metrô ou ônibus(apesar de que também os uso).Se quiser que eu pare de dirigir,faz uma unidade da minha faculdade mais perto de casa,eu odeio o trânsito caótico de São Paulo mesmo.Mas não puna quem tem carro.
Querer "calar a boca" dos manifestantes com a tarifa cobrando de quem dirige é provar má administração escondendo a sujeira embaixo do tapete.O negócio é RESOLVER e não MASCARAR.

0 comentários: